domingo, 28 de novembro de 2010

MÁRIO CASTRO
Cadeira III

Mestre em Teoria Literária pela Universidade de Brasília – UnB, Mário César de Sousa Castro nasceu a 1º de maio de 1949, em Planaltina-DF (onde vive até hoje).
Professor aposentado da Secretaria de Estado e Educação do DF, artista plástico, dramaturgo, poeta, escritor, compositor e pesquisador, Mário Castro, em parceria com o amigo Pedro Mendes da Luz, foi um dos idealizadores da Academia Planaltinense de Letras – APL, da qual foi o segundo Presidente. Antes, porém, ajudou a fundar a Academia de Letras do Distrito Federal (em 1994), sendo titular da Cadeira nº 26.
Dentre as várias atividades profissionais, Mário Castro também exerceu as funções de Diretor no Complexo Escolar de Planaltina (1987) e na Regional de Ensino de Planaltina (1988). Em 1989 esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação de Planaltina-GO.
Sempre envolvido com a Cultura, Mário participou da organização de vários eventos culturais, dentre eles o I Festival de Música Sertaneja do DF, I Festival Aberto de MPB de Planaltina-DF, I Encontro Musical Shalon, I Salão de Artes Plásticas de Formosa-GO e I Salão Nacional de Artes Plásticas da Aeronáutica (no Salão de Belas Artes, em São Paulo).
Dentre suas obras literárias destacam-se: Realidade Pioneira, Mudanças Urgentes, Educação, Justiça e Liberdade, Cartilha Cultural de Planaltina e Paixão de Cristo em Planaltina, além de textos publicados nas antologias Momento Literário de Planaltina (APL, 1999) e Sonhos e Saudades na Abertura do III Milênio (APL, 2000)
Em 1992, Mário Castro recebe a Comenda do Itamarati, por ocasião das comemorações do Centenário da Missão Cruls.

Conheça alguns trabalhos de Mário Castro por meio do blog USINA LITERÁRIA.

6 comentários:

Débora Rodrigues Lima disse...

Grande educador. Saudades das aulas do Centro 02.

osmar disse...

Me chamo Osmar. Sou filho de Leonor Pinto de Castro (nome de solteira) e ela é filha de Regina de Castro Pinto a qual é filha de Coronel Valu. Tenho interesse em conhecer melhor a história de meus antepassados e fui recomendado pelo Sr. Wilson Siqueira a procurá-lo. Acho até que temos algum laço de sangue. Se puder, poderia manter contato pelo endereço osmarcustodioimoveis@gmail.com. Só não o fiz, por não haver nenhum endereço de e-mail neste blog.

Grato

osmar disse...

Contato com Osmar pelo endereço osmarcustodioimoveis@gmail.com
Goiânia-Go
62.3645.27.00

Anônimo disse...

osmar, voces são parentes, mario castro é neto de viriato de castro.Filho do coronel valu, portanto irmão de sua avó.

Willian disse...

Mestre da arte de educar. Saudades das aulas de Literatura e Redação no Centro 02.1995.

osmar disse...

Bom dia,
Estou retomando uma conversa de 4 anos atrás. Naquela época estava na graduação em Ciências Sociais e atualmente estou cursando um mestrado em Antropologia Social, com foco em memórias, cidades, rural e urbano. O tema do Coronel Valu retoma agora. Comprei o livro do Mário de Castro e aceitaria de bom grado qualquer informação, pista, relatos, personagens que permearam esta aparte da história de Goiás.