quinta-feira, 11 de novembro de 2010

VERIDIANA BRAGANÇA
Cadeira XXX

Veridiana Bragança da Silva, filha de Valeriano Bragança e Valeriana de Castro Bragança, professora de matemática, nasceu em 18/07/1937, na cidade de Planaltina/DF, tendo iniciado sua carreira profissional como professora, em sua terra natal, no Grupo Escolar São Sebastião.
Em 1960 fez parte do primeiro grupo de professores reciclados através da CASEB, passando a lecionar a mesma disciplina na EIT e no Colégio de Taguatinga, hoje denominado CEAB.
Centenas de ex-alunos, hoje líderes comunitários de Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Guará, Sobradinho e outras cidades, prestam-lhe homenagem, guardando a lembrança da "velha mestra". Ela ainda hoje se realiza como professora, com as lembranças dos velhos tempos, quando o relacionamento aluno-professor deixava marcas benéficas aos dois segmentos. Por outro lado, Veridiana também lecionou nos cursos noturaos do Centro Educacional Elefante Branco e do Colégio Setor Leste, da Fundação Educacional do Distrito Federal.
Casada com Revaldo Eleutério da Silva e mãe de dois filhos (Ellen Lúcia e Carlos Eduardo), cursou Engenharia Civil na Universidade de Brasília. Foi engenheira da NOVACAP, onde sempre trabalhou na execução de obras de infra-estrutura, especializado-se em drenagem urbana e conservação de solos. Transferiu-se para o Departamento de Programação e Controle de Obras da Secretaria de Viação e Obras, em que exerceu os cargos de Assessora, Diretora do Departamento de Programa de Obras. Aposentou-se como Secretária Adjunta daquela Secretaria.
Em abril de 1986, a convite do Governador José Aparecido de Oliveira, voltou a trabalhar, assumindo o cargo de Secretária Extraordinária para Assuntos de Erosão, permanecendo nessa função até 1988, quando, a convite do então Governador Joaquim Domingos Roriz, foi dirigir a AMPLA, hoje Administração Regional de Brasília.
Em maio de 1989 voltou a dirigir o Departamento de Programação e Controle de Obras da Secretaria de Viação e Obras do GDF, cargo que ocupou até fevereiro de 1995, quando, a convite do Deputado Daniel Marques, foi dirigir o Setor de Património da Câmara Legislativa do DF.
membro fundador da Academia Planaltinense de Letras, Veridiana Bragança participou da antologia Palavras, Sentimento e Paz (APL, 2002) com texto PLANALTINA DE ONTEM.

Um comentário:

Álvaro Bragança Marques disse...

muito legal, obrgado por homenagearem mina tia.Muito trabalhadora, uma pessoa como ela deve ser muito homenageada.


Álvaro bragança