segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

APLAC FARÁ EM 2019 O PROJETO SARAU LABUTA EM 18 ESCOLAS, MAIS IFB E UNB EM PLANALTINA-DF COM PATROCÍNIO DO FAC - FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL.

TRECHO INICIAL

DO PROJETO SARAU LABUTA


Entidade proponente: APLAC.
Agente financiador: FAC - FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL/SECRETARIA DE CULTURAL DO DISTRITO FEDERAL

            O projeto Sarau LABUTA (Loquazes Argonautas: Brasília Unida em Transe Artístico) é uma proposta de atividade cultural que dá sequência ao antigo sarau “Encontro Artístico-Cultural – Música e Poesia” (confira no Portfólio) que a APLAC começou a realizar uma vez por ano em dezembro, desde 2006, num total de nove edições até agosto de 2017 (interrompido no interstício 2013-2016 por falta de recursos). O presente projeto busca realizar esses saraus como atividade cultural, em consonância com o artigo 235 § 2º da Lei Orgânica do Distrito Federal, que tornou obrigatório o ensino de Literatura Brasiliense na Educação Básica.
            Será dada ênfase em textos e autores cujas narrativas ou releituras trazem como referencial os valores culturais do território do Distrito Federal, antes e depois da inauguração de Brasília em 1960. Exemplos: autores do período entre o século XIX e primeira metade do século XX com abordagens sobre a identidade goiana e colonial na preexistência de Brasília, resgatando e valorizando o patrimônio imaterial da região Quadrilátero Cruls), assim como autores que trazem enfoques sobre a nova capital e o impacto de sua modernidade no desenvolvimento sociocultural do Centro-oeste e do interior brasileiro.
            A Política Nacional do Livro (Lei federal 10.753 de 30/10/2003) determina:
“Art. 13. Cabe ao Poder Executivo criar e executar projetos de acesso ao livro e incentivo à leitura, ampliar os já existentes e implementar, isoladamente ou em parcerias públicas ou privadas, as seguintes ações em âmbito nacional:
I - Criar parcerias, públicas ou privadas, para o desenvolvimento de programas de incentivo à leitura, com a participação de entidades públicas e privadas;
II - Estimular a criação e execução de projetos voltados para o estímulo e a consolidação do hábito de leitura, mediante:
a) revisão e ampliação do processo de alfabetização e leitura de textos de literatura nas escolas;
b) introdução da hora de leitura diária nas escolas;
c) exigência pelos sistemas de ensino, para efeito de autorização de escolas, de acervo mínimo de livros para as bibliotecas escolares; III – (...)”.
            O Sarau LABUTA traz como foco a valorização da Literatura, priorizando autores brasileiros e especificamente aqueles que residam no Distrito Federal/RIDE-DF (criada pela Lei Complementar 94/98), com ênfase na valorização da leitura e do livro como instrumentos mediadores da democratização do acesso ao conhecimento e incentivo à produção de textos junto às (e para as) comunidades escolares e acadêmicas (estudantes, pais, professores…), localizadas na Região Administrativa de Planaltina. Será realizado por meio de apresentações culturais (recitais poéticos com música e declamação/leitura de textos, Contação de história, teatralização de trechos de obras, com autores que falam sobre Brasília e Entorno, entre outras), incluindo mais de uma linguagem artística,  abordando temáticas diversificadas (gêneros literários/textuais diferentes; exemplos: poema/poesia, cordel, trechos de contos e crônicas, etc), e contemplará tanto a Educação Básica em todas as modalidades (ensino fundamental I e II, Ensino Médio Regular/EJA, Ensino Técnico) quanto o Ensino Superior (Campus da UnB/Fup e IFB), tendo como um dos seus fundamentos o Repassar do Saber Cultural e ressaltando e valorizando a formação e divisão da Identidade Cultural do DF.
            As 21 edições do sarau serão realizadas nas unidades de ensino em períodos letivos entre março e novembro de 2018 (exceto julho) com o último sarau sendo realizado em dezembro como encerramento do projeto e nele serão reapresentados os momentos antológicos das edições anteriores.
            A LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL afirma, em seu artigo 226, que “O Poder Público deverá assegurar, na rede pública de ensino, atividades e manifestações culturais integradas”.
            A proposta de execução desse projeto visa integrar o sarau poético como atividade cultural, indispensável na formação do Corpo Discente das instituições públicas de ensino básico e superior. Tem foco na leitura e no livro como instrumentos fundamentais na promoção da cidadania cultural por meio da difusão visual e sonora de obras, presença e valorização de autores, inclusive os da Literatura Brasiliense.

Justificativa: (...).

1. Relevância e pertinência temática do projeto:

            O presente projeto se propõe a contribuir com a formação  cultural literária, pois a mesma é pouco difundida na comunidade estudantil. Visa  difundir o conhecimento e a valorização dos escritores  e aprendizes  num momento em que outras formas de linguagem (audiovisual/Internet) diminuem entre os jovens o fluxo de leitura de livros. Vislumbramos, com a realização desses saraus, fazer com que apresentações culturais dessa natureza em escolas e universidades públicas se tornem, mais que um hábito, uma necessidade prazerosa, estimulando o gosto pela leitura e despertando a formação de plateias.  E que as práticas de leitura sejam incorporadas ao próprio fazer cultural dentro das unidades de ensino.
            Já entre os gregos antigos, Paideia era um conceito que buscava conciliar, a um só tempo, Educação e Cultura. No Brasil a Cultura é dissociada do ato de ensinar, limitando-se tão somente a reproduzir conteúdos sem a sensibilização cultural para a melhor retenção deles de forma lúdica. A realização de saraus em unidades de ensino é uma proposta cultural pedagógica que se inspira na tradição que vem dos aedos e rapsodos gregos ou dos menestréis da Idade Média. O nosso projeto busca incentivar ações desse tipo, inclusive porque nos anos seguintes manifestamos o desejo de seguir com esses saraus em Planaltina. Queremos sensibilizar a comunidade, alunos, e profissionais da Educação (professores, gestores) a entender projetos culturais como parte importante do projeto político-pedagógico e na formação integrada dos educandos, promovendo dessa forma o acesso à cultura.

2.Motivo da realização deste projeto:
3.(....).

           Desde sua fundação, há 20 anos, a APLAC realiza apresentações culturais a convite das escolas de Planaltina. Entendemos que os SARAUS são uma estratégia audiovisual muito mais rápida para atingir nosso objetivo em transformar o livro, a leitura e os autores como instrumentos difusores da promoção do conhecimento para além das quatro paredes da sala de aula em si. Como entidade da Sociedade Civil, queremos que a Política Nacional do Livro (Lei federal 10.753 de 30/10/2003) se materialize na vida dos nossos estudantes conforme está inscrito nessa lei no dispositivo que segue:
Art. 1o Esta Lei institui a Política Nacional do Livro, mediante as seguintes diretrizes:
     II - O livro é o meio principal e insubstituível da difusão da cultura e transmissão do conhecimento (...);

4.Diferenciais da proposta:

            O ineditismo dessa ação cultural proposta se materializa na forma como será desenvolvida e ofertada à comunidade escolar e acadêmica.
            Outro diferencial está na curadoria literária, que irá selecionar obras e autores que remetam à consciência de pertencimento na formação da identidade cultural de Planaltina como principal matriz cultural de Brasília. Na seleção curatorial priorizaremos os autores que trazem esse enfoque. Essa seleção será feita a partir de uma LISTA AMPLA DE AUTORES da qual fazem parte, entre outros: Adirson Vasconcelos, Ernesto Silva, Paulo Bertram, Gabriel Gondim, Bernardo Guimarães, Bernando Elis, Bariani Ortêncio, Olímpio Jacyntho, Gelmires Reis, José de Mello Álvares, A. Braga Horta,  Paulo Siqueira, Muna Youssef, Antonio Vitor, Isabel Cavalcante, Eduardo Durães, Donizete Pitallurg, José Humberto Brotas, Wilson Osmar, Marcos Alagoas.

5.Contribuições e Benefícios Culturais para Planaltina-DF e para o público-alvo:

Popularização da leitura com foco em autores que tratam do território brasiliense e entorno;
. Ênfase na regionalidade como fator determinante na formação identitária do cidadão Planaltinense e brasiliense;
. Valorização dos autores e artistas locais e regionais;
. Disseminação da cultura literária junto ao público jovem;
. Materialização da proposta de estudo e conhecimento da literatura brasiliense nas unidades de ensino;
. Formação de plateia.


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