TRECHO
INICIAL
DO PROJETO SARAU LABUTA
Entidade
proponente: APLAC.
Agente
financiador: FAC - FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL/SECRETARIA DE
CULTURAL DO DISTRITO FEDERAL
O projeto Sarau LABUTA
(Loquazes Argonautas: Brasília Unida em Transe Artístico) é uma
proposta de atividade cultural que dá sequência ao antigo sarau “Encontro
Artístico-Cultural – Música e Poesia” (confira no Portfólio) que a APLAC
começou a realizar uma vez por ano em dezembro, desde 2006, num total de nove
edições até agosto de 2017 (interrompido no interstício 2013-2016 por falta
de recursos). O presente projeto busca realizar esses saraus como atividade
cultural, em consonância com o artigo 235 § 2º da Lei Orgânica do Distrito
Federal, que tornou obrigatório o ensino de Literatura Brasiliense na Educação
Básica.
Será dada ênfase em textos e autores
cujas narrativas ou releituras trazem como referencial os valores culturais do
território do Distrito Federal, antes e depois da inauguração de Brasília em
1960. Exemplos: autores do período entre o século XIX e primeira metade do
século XX com abordagens sobre a identidade goiana e colonial na preexistência
de Brasília, resgatando e valorizando o patrimônio imaterial da região
Quadrilátero Cruls), assim como autores que trazem enfoques sobre a nova
capital e o impacto de sua modernidade no desenvolvimento sociocultural do
Centro-oeste e do interior brasileiro.
A Política Nacional do Livro (Lei
federal 10.753 de 30/10/2003) determina:
“Art. 13.
Cabe ao Poder Executivo criar e executar projetos de acesso ao livro e
incentivo à leitura, ampliar os já existentes e implementar, isoladamente ou em
parcerias públicas ou privadas, as seguintes ações em âmbito nacional:
I - Criar
parcerias, públicas ou privadas, para o desenvolvimento de programas de
incentivo à leitura, com a participação de entidades públicas e privadas;
II -
Estimular a criação e execução de projetos voltados para o estímulo e a
consolidação do hábito de leitura, mediante:
a)
revisão e ampliação do processo de alfabetização e leitura de textos de
literatura nas escolas;
b)
introdução da hora de leitura diária nas escolas;
c)
exigência pelos sistemas de ensino, para efeito de autorização de escolas, de
acervo mínimo de livros para as bibliotecas escolares; III – (...)”.
O Sarau LABUTA traz como foco a
valorização da Literatura, priorizando autores brasileiros e especificamente
aqueles que residam no Distrito Federal/RIDE-DF (criada pela Lei Complementar
94/98), com ênfase na valorização da leitura e do livro como instrumentos mediadores
da democratização do acesso ao conhecimento e incentivo à produção de textos
junto às (e para as) comunidades escolares e acadêmicas (estudantes, pais,
professores…), localizadas na Região Administrativa de Planaltina. Será
realizado por meio de apresentações culturais (recitais poéticos com música
e declamação/leitura de textos, Contação de história, teatralização de trechos
de obras, com autores que falam sobre Brasília e Entorno, entre outras),
incluindo mais de uma linguagem artística, abordando temáticas
diversificadas (gêneros literários/textuais diferentes; exemplos:
poema/poesia, cordel, trechos de contos e crônicas, etc), e contemplará
tanto a Educação Básica em todas as modalidades (ensino fundamental I e II,
Ensino Médio Regular/EJA, Ensino Técnico) quanto o Ensino Superior (Campus
da UnB/Fup e IFB), tendo como um dos seus fundamentos o Repassar do Saber
Cultural e ressaltando e valorizando a formação e divisão da Identidade
Cultural do DF.
As 21 edições do sarau serão
realizadas nas unidades de ensino em períodos letivos entre março e novembro de
2018 (exceto julho) com o último sarau sendo realizado em dezembro como
encerramento do projeto e nele serão reapresentados os momentos antológicos das
edições anteriores.
A LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL
afirma, em seu artigo 226, que “O Poder Público deverá assegurar, na rede
pública de ensino, atividades e manifestações culturais integradas”.
A proposta de execução desse projeto visa integrar o
sarau poético como atividade cultural, indispensável na formação do Corpo
Discente das instituições públicas de ensino básico e superior. Tem foco na
leitura e no livro como instrumentos fundamentais na promoção da cidadania
cultural por meio da difusão visual e sonora de obras, presença e valorização
de autores, inclusive os da Literatura Brasiliense.
Justificativa: (...).
1. Relevância e pertinência temática
do projeto:
O presente projeto se propõe a contribuir com a
formação cultural literária, pois a mesma é pouco difundida na
comunidade estudantil. Visa difundir o conhecimento e a valorização
dos escritores e aprendizes num momento em que outras
formas de linguagem (audiovisual/Internet) diminuem entre os jovens o fluxo de
leitura de livros. Vislumbramos, com a realização desses saraus, fazer com que
apresentações culturais dessa natureza em escolas e universidades públicas se
tornem, mais que um hábito, uma necessidade prazerosa, estimulando o gosto pela
leitura e despertando a formação de plateias. E que as práticas de
leitura sejam incorporadas ao próprio fazer cultural dentro das unidades de
ensino.
Já entre os gregos antigos, Paideia
era um conceito que buscava conciliar, a um só tempo, Educação e Cultura. No
Brasil a Cultura é dissociada do ato de ensinar, limitando-se tão somente a
reproduzir conteúdos sem a sensibilização cultural para a melhor retenção deles
de forma lúdica. A realização de saraus em unidades de ensino é uma proposta
cultural pedagógica que se inspira na tradição que vem dos aedos e rapsodos
gregos ou dos menestréis da Idade Média. O nosso projeto busca incentivar ações
desse tipo, inclusive porque nos anos seguintes manifestamos o desejo de seguir
com esses saraus em Planaltina. Queremos sensibilizar a comunidade, alunos, e
profissionais da Educação (professores, gestores) a entender projetos culturais
como parte importante do projeto político-pedagógico e na formação integrada
dos educandos, promovendo dessa forma o acesso à cultura.
2.Motivo da realização deste projeto:
3.(....).
Desde sua fundação, há 20 anos, a
APLAC realiza apresentações culturais a convite das escolas de Planaltina.
Entendemos que os SARAUS são uma estratégia audiovisual muito mais rápida para
atingir nosso objetivo em transformar o livro, a leitura e os autores como
instrumentos difusores da promoção do conhecimento para além das quatro paredes
da sala de aula em si. Como entidade da Sociedade Civil, queremos que a
Política Nacional do Livro (Lei federal 10.753 de 30/10/2003) se materialize na
vida dos nossos estudantes conforme está inscrito nessa lei no dispositivo que
segue:
Art. 1o Esta
Lei institui a Política Nacional do Livro, mediante as seguintes diretrizes:
II
- O livro é o meio principal e insubstituível da difusão da cultura e
transmissão do conhecimento (...);
4.Diferenciais
da proposta:
O ineditismo dessa ação cultural
proposta se materializa na forma como será desenvolvida e ofertada à comunidade
escolar e acadêmica.
Outro diferencial está na
curadoria literária, que irá selecionar obras e autores que remetam à
consciência de pertencimento na formação da identidade cultural de Planaltina
como principal matriz cultural de Brasília. Na seleção curatorial priorizaremos
os autores que trazem esse enfoque. Essa seleção será feita a partir de uma
LISTA AMPLA DE AUTORES da qual fazem parte, entre outros: Adirson Vasconcelos,
Ernesto Silva, Paulo Bertram, Gabriel Gondim, Bernardo Guimarães, Bernando Elis,
Bariani Ortêncio, Olímpio Jacyntho, Gelmires Reis, José de Mello Álvares,
A. Braga Horta, Paulo Siqueira, Muna Youssef, Antonio Vitor, Isabel
Cavalcante, Eduardo Durães, Donizete Pitallurg, José Humberto Brotas, Wilson
Osmar, Marcos Alagoas.
5.Contribuições
e Benefícios Culturais para Planaltina-DF e para o público-alvo:
. Popularização
da leitura com foco em autores que tratam do território brasiliense e entorno;
. Ênfase na
regionalidade como fator determinante na formação identitária do cidadão
Planaltinense e brasiliense;
. Valorização
dos autores e artistas locais e regionais;
. Disseminação
da cultura literária junto ao público jovem;
. Materialização
da proposta de estudo e conhecimento da literatura brasiliense nas unidades de
ensino;
. Formação
de plateia.
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