quinta-feira, 23 de março de 2023

 Morre Adenir Oliveira, Membro Fundador da APLAC

             Era madrugada do dia 22 de março de 2023 quando nos chegou a triste notícia da morte do nosso confrade ADENIR OLIVEIRA, Membro Fundador da Academia Planaltinense de Letras, Artes e Ciências (APLAC), titular da Cadeira nº 36, que tem como Patrono ÉRICO VERÍSSIMO.

            ADENIR JOSÉ DE OLIVEIRA SOUSA, nascido em Planaltina-DF, fez o curso primário e ginasial na Escola Paroquial e o segundo grau (hoje Ensino Médio) no Centro Integrado de Ensino Médio – CIEM. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília – UnB.

            Na sua profissão, executou vários projetos como: cenário fixo do Morro da Capelinha, Via-Sacra ao vivo, primeira reforma da Igrejinha de Fátima e do Museu Histórico de Brasília, dentre outros. Fez, ainda, vários projetos de residências e edifícios públicos. Exerceu, ainda, vários cargos públicos, dentre eles: Professor, Diretor de Cultura, Chefe de Gabinete, Assessor Técnico e, atualmente, trabalha na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

        Além de Arquiteto, Adenir Oliveira era, também, Artista Plástico, Animador Cultural e Coordenador da Folia de Reis e, nas horas vagas, ESCRITOR; e, como tal publicou, pela UnB, um trabalho sobre Habitação Popular de Baixa Renda, premiado pelo extinto BNH (Banco nacional de Habitação), empresa pública brasileira voltada ao financiamento de empreendimentos imobiliários.

             Membro fundador da Academia Planaltinense de Letras, Adenir publicou textos (em prosa e versos) nas antologias Momento Literário de Planaltina (1999), Sonhos e Saudades na Abertura do III Milênio (2000), 2º Momento Literário de Planaltina: Uma Viagem Onírica (2009) e A Musa Debutante: 15 anos navegando em Águas Emendadas (2013), obras publicadas pela APL (hoje, APLAC). Teve, ainda, vários artigos e poemas publicados no informativo RIMA-DF, da Academia Planaltinense de Letras, Artes e Ciências – APLAC.

                 Na noite do último dia 10 de março, Adenir Oliveira esteve presente na Sessão Solene realizada pela APLAC, no auditório da Coordenação Regional de Ensino de Planaltina, ocasião em que ele recebeu a Medalha do Mérito Acadêmico Mestre D'Armas, homenagem oferecida à sua mãe, dona Maria da Conceição de Sousa.

Nenhum comentário: